DIFERENÇAS E QUAL ESCOLHER:
HD, SSD E M.2
Entrega das 8h as 12h
DIFERENÇAS E QUAL ESCOLHER:
HD, SSD E M.2
Dispositivos de armazenamentos são essenciais para todo eletrônico que execute um sistema operacional, e focando nesses tipos de armazenamento que vinhemos te mostrar a diferença entre os mais populares: HD, SSD e M2.
HD:
Os HDDs têm um prato giratório que gira em alta velocidade enquanto uma cabeça de leitura/gravação é colocada acima dele, que lê e grava esses dados no prato giratório.
O desempenho de um HDD depende da velocidade de rotação de seu prato. A faixa de rotação normal das unidades de HDD em uso hoje é de 5400RPM para os de 2,5 polegadas a até 7200RPM para os de 3,5 polegadas.
A sua conexão é a SATA que dispõe de dois cabos necessários para seu funcionamento, o de dados conectado na placa-mãe e o de alimentação de energia vindo da fonte.
VELOCIDADE: 120MB/s: outrora quando os sistemas operacionais não exigiam carregamentos rápidos, como, por exemplo, o Windows 98 e Windows XP, a velocidade do HD que é em média 100MB/s era suficiente, porém com sistemas mais exigentes e com mais funções como o Windows 10 e Windows 11, o HD se tornou um pouco inviável pela fragmentação dos arquivos que deixava a leitura/gravação mais lenta com o uso.
Os HDs ainda conseguem se manter no mercado pelo seu preço está relativamente barato e ainda ser usado como Backup ou Armazenamento extra.
VANTAGENS: A principal vantagem de se ter um HD hoje é seu custo barato e apenas isto.
DESVANTAGENS: O fato do HD ter um prato giratório torna seu desgaste mais rápido durante o transporte quando em um Notebook/Laptop, além de consumo maior de energia e maiores temperaturas, o HD tem hoje a velocidade mais baixa entre seus concorrentes e seu consumo é alto chegando a 7W.
SSD:
Com a popularização dos pendrivers e a baixa dos preços das memórias flash, o surgimento do SSD foi inevitável. Projetados para substituir diretamente os HDs, os SSDs vieram usando o mesmo padrão de conexão SATA, permitindo os usuários fazer o upgrade sem precisar alterar nada no computador.
Por não se tratar de um disco e sim de uma placa com os chips de armazenamento, trouxe várias melhorias, principalmente para os portáteis, já que não esquentavam, eram mais leves e duráveis, e com ganhos expressivos de velocidades de leitura/gravação.
VELOCIDADE: 550MB/s: Mesmo usando a mesma conexão SATA, os SSDs trouxeram um ganho de até 5x mais velocidade, o que permitiu sistemas com mais funcionalidades em segundo plano, inicializações mais rápidas, menor consumo de energia nos portáteis, extra.
VANTAGENS: Eliminou partes mecânicas, reduzindo vibrações, sendo 100% silencioso; São mais resistentes a choques físicos, o que é uma vantagem nos portáteis como Notebooks e Laptops transportados com frequência; mais leves e mais finos que os HDs e com consumos de apenas 3W.
DESVANTAGENS: O Custo inicialmente elevado impossibilitou a expansão rápida do SSD, embora novos formatos estão só agora permitindo uma redução de preço. Outra desvantagem é a capacidade de armazenamento inferior aos dos HDs, os modelos mais populares são de 120GB até 1TB, e os acima disso ficam extremamente caros. Enquanto HDs de 3,5 polegadas acima de 1TB estão a "preço de banana". Embora o sistema operacional, programas e jogos fiquem no SSD, é comum ainda usar um HD adicional para backup de arquivos.
M.2 NGFF (SATA):
Com o interesse em eliminar cabos e tornar os SSDs menores para atender a dispositivos portáteis cada vez mais finos, surgiu o M.2 SATA, um Armazenamento com encaixe PCI e com a tecnologia SATA, limitada ainda a seus 550MB/s.
M.2 NVME:
Com a evolução dos PCI Express a 16GB/s surgiu o M2.NVME que colocou um fim definitivo à fadada tecnologia SATA. Trazendo 3,5GB/s inicialmente. Além desses dois tipos de M.2, você encontrará algumas diferenças nos conectores. Três configurações estão disponíveis, dependendo da localização do entalhe:
B: Os entalhes são seis pinos da esquerda.
M: O entalhe fica a cinco pinos da direita.
B&M: tem dois entalhes.
Claro, você precisa verificar a sua placa-mãe antes de comprar um SSD M.2.
VELOCIDADE: 7.5GB/s: o padrão mais atual de barramento PCI é o 4.0 que permite o M2 NVME atingir até 7,5Gigas por segundo, porém, para as placas que ainda não tem o 4.0, o M2 NVME chega até 3GB/s que, comparado a um SSD SATA é uma grande evolução.
VANTAGENS: A principal vantagem do NVMe é, sem dúvidas, a velocidade. A conexão direta ao processador permite que ele ofereça velocidades de leitura e gravação significativamente mais rápidas do que as antigas SATA.
DESVANTAGENS: O padrão NVME está se popularizando rápido, mais há no mercado computadores antigos sem a conexão na placa mãe, o que deixa o usuário dependente de um PCI Express livre para usar um adaptador, que, a depender do PCI pode limitar a velocidade. Outra desvantagem é que algumas BIOS antigas precisam ser configuradas para iniciar pelo NVME e só a partir do Windows 7 é compatível.