DE QUANTO MEU PC PRECISA?
AS MEMÓRIAS RAM
Entrega das 8h as 12h
DE QUANTO MEU PC PRECISA?
AS MEMÓRIAS RAM
CONCEITO INICIAL:
A memória RAM é responsável pelo armazenamento de informações necessárias para a execução de aplicativos em uso e para o funcionamento do próprio sistema operacional. Essa peça, inclusive, facilita o trabalho do processador que pode acessar os dados essenciais mais rapidamente.
A partir disso, podemos classificar a memória RAM como um espaço temporário de trabalho já que, após a conclusão de uma tarefa, os arquivos são transferidos para o HD ou SSD. Em termos práticos, a memória RAM determina quantos aplicativos o usuário pode acessar simultaneamente, bem como a velocidade de carregamento de páginas e arquivos. Assim, quanto mais espaço o dispositivo possui, mais fluida será a execução de programas.
O QUE CONSIDERAR AO ESCOLHER?
De modo geral, é preciso se atentar a três fatores principais na hora de comprar uma memória RAM:
Capacidade: medida em gigabytes (GB) e, como explicada anteriormente, indica quantos arquivos o modelo pode armazenar ao mesmo tempo;
Clock de memória ou frequência: medido em megahertz (MHz), se refere à velocidade de processamento dos dados;
DDR: indica a geração da placa de memória RAM.
DDR: O QUE É?
DDR é uma sigla que acompanha alguns modelos de memória RAM. Originada do inglês, a abreviação significa double data rate ou dupla taxa de transferência.
Como o próprio nome sugere, a presença de DDR indica que o componente transfere o dobro de informações por ciclo de clock.
Existem inúmeras gerações da tecnologia e, claro, as mais recentes possuem taxas de transferências maiores. Nessa lógica, quanto maior o número que acompanha a sigla DDR, mais potente será a memória RAM.
QUANTO DE RAM É NECESSÁRIO?
Ao comprar uma nova memória RAM para a sua máquina, é preciso levar em conta o seu perfil de usuário. Se você utiliza o dispositivo apenas para tarefas simples, um modelo mais simples te atenderá bem (DDR3, por exemplo).
Quando falamos de requisitos mínimos para o sistema operacional, não se leva em consideração os aplicativos que iremos instalar, logo para Windows 10 e 11, e aplicativos como navegador e office, recomenda-se 8GB a 16GB em dual channel para um fluidez completa
QUANTO É NECESSÁRIO PARA JOGAR:
Para chegarmos à resposta, alguns pontos devem ser levados em consideração. O primeiro é que mesmo quando um game ocupa a maioria do tempo de processamento de um computador, ainda há processos ocorrendo em segundo plano que também serão armazenados na RAM, como atualização de programas, notificações, e janelas abertas.
Além disso, a maioria esmagadora dos jogos modernos utiliza arquivos cada vez mais pesados, que exigem quantidades significativas de memória. Portanto, para um PC Gamer, o mínimo considerado é 16GB.
NÚMERO DE CANAIS?:
O número de canais utilizados é outro ponto que afeta o desempenho: 16 GB de RAM em single-channel, ou seja, com apenas um único módulo instalado, não é tão eficiente quanto 16 GB de RAM em dual-channel, com dois módulos instalados.
Basicamente, a CPU tem apenas uma via para buscar informações no primeiro caso, enquanto acelera o processo ao usar duas vias na segunda opção.
Então, em resumo, ter duas memórias RAM de 8GB cada, é mais eficiente do que ter apenas uma de 16GB.
DDR, DDR2, DDR3, DDR4 » DDR5
Por conta da evolução de programas e jogos, diversas versões surgiram ao longo dos anos, como as DDR2, DDR3, DDR4, DDR5... visando acompanhar o nível de exigência dos usuários.
A versão do DDR se enquadra na versão do processador, por exemplo, o Core i5-2500 trabalha apenas com a DDR3, enquanto o Core i5-7500 trabalha apenas com a DDR4. Existem uma imensa quantidade e versões de processadores, logo teremos vários grupos de processadores que trabalham com determinados tipos (DDR) de memória RAM.
MEMÓRIA DDR3:
A DDR3 foi lançada oficialmente em 2007, e dominou o mercado de memórias RAM durante anos até a atualização para o DDR4, em 2014. Essa versão teve grande impacto no consumo de energia dos computadores na época, já que a memória DDR3 consome menos em relação a sua antecessora. O padrão exige 1,5 Volts na alimentação, enquanto a DDR2 utiliza 1,8 Volts.
Com relação ao desempenho, representaram uma mudança significativa. As antigas DDR2 trabalham com velocidades entre 400 e 1066 MHz, suportando apenas módulos de até 4 GB de memória. A chegada das DDR3 representou um aumento da taxa de frequência para 800 a 1.866MHz, com modelos de até 8 GB.
MEMÓRIA DDR4:
Atualmente o modelo top de linha das marcas especializadas em memória RAM é o DDR4. O padrão opera com valores de 2.133 até 4.266 MHz. Isso significa mais transferências em um mesmo intervalo de tempo, o que pode ser determinante na hora de jogar títulos pesados, por exemplo.
Na questão da economia de energia, o consumo também é mais baixo. Enquanto a DDR3 utiliza 1,5 Volts na alimentação, a DDR4 exige 1,2 Volts. Essa pequena diferença pode ajudar a prolongar a vida da bateria em notebooks, por exemplo. A capacidade de memória das DDR4 também é maior em relação ao padrão anterior, chegando até 16GB por módulo.
MEMÓRIA DDR5:
A DDR5 foi lançada em 2021. Os novos modelos prometem ser ainda mais rápidos e devem economizar muito mais energia. Em média, módulos de RAM DDR4 de 3.200 MHz podem atingir uma banda de 25GB/s (gigabytes por segundo) diante de 38GB/s do DDR5 a 4.800MHz em seu lançamento, porém, hoje (2023) chegam a 4 vezes mais densidade, frequência de até 6.400MHz e regulador de tensão integrado; além de oferecer ao consumidor pentes de até 32 GB e consumo mais baixo chegando a apenas 1.1Volts com Circuitos Integrados de Gerenciamento de Energia (PMIC), que ajuda a regular a energia necessária pelos vários componentes do módulo.
QUAL A RAM DO MEU PC?
O processo para saber a frequência da memória RAM é relativamente simples e qualquer pessoa pode fazer, mesmo com o conhecimento básico em informática.
Baixe o aplicativo CPU-Z no PC/Notebook, após instalado, abra e vá até a aba "SPD", nesta você encontrá as informações de quantos gigas, qual versão do DDR, e se está têm um(Single) ou dois(Dual) módulos de memória RAM instaladas.
UPGRADE DE MEMÓRIA RAM:
Para quem tem um desktop/computador de mesa as possibilidades são boas, geralmente as placa-mãe possuem 2 a 4 slots para instalar módulos de memória adicionais, já portáteis como Notebooks e All-in-One possuem apenas dois slots.
Posso tirar a DDR3 e colocar DDR4? NÃO!!!, os encaixes das memórias RAM são específicos para o tipo, não é possível encaixar a uma DDR4 na placa-mãe com DDR3, ou seja, cada DDR tem um encaixe diferente. Seria necessário trocar a placa-mãe e a versão do processador.